Fazer o bem sem maquinações
O bem como um fim em si mesmo esconde certas doutrinas deontológicas. No budismo, praticamos virtude com o fim na iluminação, o que é bastante diferente, e ainda assim, não é uma negociação ou maquinação.
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Moralismo e moralidade
Qual a diferença, e porque quanto mais sabedoria, menos preocupação com moralidade, principalmente a alheia?
Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
Ética niilista ou materialista é realmente possível
Na época de Buda, o materialismo ou niilismo (sinônimos no budismo) é incompatível com a ética. Hoje em dia, o materialismo se sofisticou, e opções éticas parecem disponíveis. Além disso, a ausência de causalidade moral impede a noção de recompensa, e o “niilista ético” agiria mais desinteressadamente do que o budista. Será mesmo?
Proliferações conceituais
Jigme Lingpa disse que basta abrir a boca para cair em contradição. No entanto, os budistas não advogam o quietismo. Como fazer uso da fala correta, em termos de fala que cria cisão, polêmica, difamação e fofoca?